ESTRUTURAS E PROJETOS DE REALIDADE VIRTUAL (VR), REALIDADE AUMENTADA (RA) E REALIDADE MISTA (MR) DE CÓDIGO ABERTO

Atualmente, a realidade virtual (VR) é uma tendência no setor de jogos, simulação, educação e setor industrial. Há mais de uma década, o Second Life era uma tendência como um mundo virtual online. Desde então, alguns jogos e aplicativos surgiram no mesmo contexto, mas o mundo virtual não é o mesmo que realidade virtual, realidade aumentada ou realidade mista. Então, quais são as diferenças?

O que é realidade virtual?

A realidade virtual é um ambiente simulado gerado por computador. Ele simula gráficos em movimento 3D que parecem ser realistas da perspectiva do usuário.

A realidade virtual usa o monitor montado na cabeça (HMD); Um dispositivo do tamanho de um capacete que possui uma pequena ótica de exibição diretamente na frente de um ou dos dois olhos.

Os principais players em realidade virtual incluem HTC Vive, Oculus Rift e PlayStation VR (PSVR). No entanto, Samsung, Apple, Google e Lenovo têm avançado com os gadgets.

A realidade virtual era um exagero, alguns podem considerá-la morta ou em dificuldades, mas está viva e bem. Mas não é para todos.

O que é Realidade Aumentada?

Realidade Aumentada (RA); É uma cena enriquecedora do mundo real com gráficos gerados por computador, como modelos 3D, texto, vídeo ou áudio. Já é usado em muitos jogos como Pokémon GO, Ingress, Jurassic World Alive e o famoso jogo de caça ao tesouro Geocaching.

O que é realidade mista?

Realidade mista (MR) consiste em misturar realidade virtual com a visão do mundo real em tempo real, terminando na criação de novas matrículas com objetos gerados por computador, simulados na cena real.

Plataformas para VR

Como existem muitas plataformas comerciais de VR de alto preço, destinadas à indústria de jogos e simulação, reunimos aqui os mais promissores projetos de realidade virtual (VR) de código aberto, com o objetivo de fornecer aos desenvolvedores de software de código aberto uma lista abrangente de opções para escolher para seus projetos.

Muitas das estruturas, plataformas e mecanismos gráficos de VR listados aqui são compatíveis com a maioria dos gadgets de VR, mas alguns projetos que adicionamos aqui estão fornecendo instruções de código aberto, ferramentas para ajudar a construir engrenagens VR de baixo custo, com o objetivo de ajudar os engenheiros , startups para reduzir o custo de seus produtos e inovar.

O GuriVR é um editor de realidade virtual (VR) de código aberto, que vem com uma maneira única de converter a descrição de texto de uma cena 3D em cena pronta para VR em 3D. Baseia-se no A-Frame da Mozilla e funciona da mesma maneira nos modernos navegadores habilitados para WebGL, como Mozilla Firefox, Google Chrome. O GuriVR gera uma rica experiência de realidade virtual que pode ser exportada para um aplicativo da web independente ou incorporada a um site. Também pode ser gerado para aplicativos de desktop e usa o OpenGL.

O GuriVR suporta texto, modelos 3D, imagens, áudio, narração, céu, panorama, esfera de vídeo, capa de vídeo, gráficos 3D e links. É fácil de criar e pode ser compartilhado com facilidade em sites ou através de um serviço hospedado.

O OpenSpace3D é uma plataforma de desenvolvimento de realidade virtual de código aberto gratuita, para a criação de aplicativos avançados de experiência em realidade virtual e jogos com realidade virtual. Ele suporta uma ampla variedade de dispositivos de controle e simulação como Leap Motion, fone de ouvido HTC Vive / Oculus, papelão Google, Myo, Toii eyex e leme 3D.

O OpenSpace 3D também suporta a criação de aplicativos de realidade aumentada (AR) que podem ser usados ​​para criar jogos funcionais de entretenimento e educacionais para crianças.

O OpenSpace é um ambiente completo de desenvolvimento de realidade virtual, fornece um editor de cena, um editor de programação visual (Sistema PlugITs), suporte multimídia, exportador de modelos 3D que suporta 3DS Max, Maya, Cinema 4D e Blender. Ele também suporta uma ampla variedade de dispositivos, com um mecanismo de física pronto para uso.

 O ARCore é um SDK de código aberto para realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) lançado e mantido pelo Google. Ele suporta ambientes de desenvolvimento móvel para iOS / Android (Java) e funciona com os mecanismos de jogos mais populares criados como Unreal e Unity.

O ARCore foi lançado sob a licença Apache 2.0, no início de 2018. Ele suporta sensores móveis, permite que o telefone detecte o tamanho e a localização de todos os tipos de superfícies e use o condicionamento de luz atual dentro da experiência ativa dinâmica.

 O HoloKit é uma realidade mista de código aberto (MR) que fornece um software abrangente de realidade mista e um fone de ouvido de papelão HeadKit personalizado para enriquecer a experiência. O Holokit suporta iOS (iPhone) e Android.

O papelão Holokit está disponível para desenvolvedores com um projeto de demonstração para iPhone (iOS) e Android. Está disponível apenas no site deles.

O ApertusVR é uma biblioteca de realidade virtual aumentada e modular de código aberto. Está escrito em C ++, que oferece melhor desempenho em especificações de hardware normais e avançadas. Também é incorporável, independente de plataforma e fácil de configurar e usar. A biblioteca principal do ApertusCore possui extensões para domínios específicos de experiência / simulação de realidade gerada por computador, como realidade mista (RM) e realidade aumentada (AR).

 O Apertus possui plugins para a maioria dos dispositivos populares de realidade virtual, como os óculos baseados em OpenVR / SteamVR (por exemplo, HTC Vive), sistemas Oculus DK2 e CAVE. Os desenvolvedores também podem criar plugins para determinados controladores, dispositivos e fones de ouvido.

Embora o ApertusCore / ApertusVR seja escrito em C ++, ele também suporta JavaScript (NodeJS), e seus desenvolvedores estão trabalhando no fornecimento de suporte para Python, & Swift.

Conclusão

Existem muitas ferramentas excelentes para criar uma experiência de realidade virtual, o que reduz o custo para desenvolvedores e startups. Alguns deles são apoiados por empresas como Google e Mozilla e suportados por comunidades poderosas. Esta é apenas uma lista para ajudar desenvolvedores e estudantes a encontrar as ferramentas certas para seus projetos.

Não listamos algumas ferramentas específicas de VR de código aberto criadas para educação médica, uso clínico ou plataformas específicas do setor Médico.