Os problemas de escassez de água potável, por que passa inúmeras áreas do globo na atualidade, conduzem a necessidade do desenvolvimento de estratégias que possibilitem aprimorar o estágio de desenvolvimento em que se encontra a sociedade atual no sentido de uma utilização racional de seus recursos hídricos.
Dentre os diversos segmentos da sociedade, o setor industrial é um dos que desperta grande preocupação com relação ao problema de escassez de água potável, seja pela demanda excessiva ou pela poluição resultante do lançamento de efluentes no corpo receptor.
A obtenção de água no grau de qualidade necessário para as aplicações indústrias somente pode ser feita mediante a utilização de técnicas de tratamento específicas, as quais apresentam campo limitado de aplicação, todavia, sendo de grande importância a identificação, a qualificação e a caracterização do efluente gerado, sendo uma delas o sistema de osmose reversa.
Existem normas que estabelecem a classificação dos recursos hídricos de todo o território nacional, de acordo com as suas características físicas, químicas e biológicas e ao uso a que se destinam, bem como estabelecem os padrões para o lançamento de efluentes de qualquer natureza nestes recursos, tanto no âmbito federal, quanto estadual.
O sistema de osmose reversa é constituído, não apenas por um sistema de filtração, mas também por um sistema de pré-tratamento, por sistemas de bombeamento e pós-tratamento, os quais irão exercer grande influência no desempenho do sistema de purificação de água como um todo, bem como na quantidade final do efluente obtido.
Para exemplificar, a necessidade do reuso da água para fins industriais, 97% da água disponível no planeta é salgada, 2% está nas calotas polares e geleiras (inacessíveis) e a maior parte do 1% restante está no subsolo, isto explica a preocupação crescente dos organismos internacionais com o meio ambiente e principalmente aquelas que envolvem a reciclagem da água.
A ilusão da abundância das fontes de água doce no planeta tem mascarado a realidade de sua escassez, até recentemente a água era considerada um recurso inesgotável, e desta forma, havia um descaso com sua conservação e uso sustentável, e por esta razão, a água potável encontra-se cada vez mais escassa. Atualmente, onze países da África e oito países do oriente médio não têm acesso à água de qualidade.
A Pátria Projetos desenvolve projetos multidisciplinares detalhados de unidades de Osmose Reversa, e com a utilização de nossas ferramentas de automação de projeto,para entregar uma documentação inteligente aos nossos clientes.