O uso do BIM está relacionado a todo o ciclo de vida da edificação. Através do modelo 3D do projeto, o modelo com informações e funcionalidades, traz como uma das principais vantagens a análise de interferências, também chamadas de clash detection. Desta forma, é possível antecipar os problemas e soluções de interferências físicas entres as diversas disciplinas da montagem da unidade, através da sua construção virtual.

Depois, se adicionarmos a variável “tempo” a esse modelo, teremos outra dimensão do BIM chamada de 4D, que se refere ao planejamento inteligente da obra. Que já mostramos em outros filmes aqui no canal da Pátria Projetos.

A Proxima fase, seria adicionarmos a variável “custo”, e temos o BIM 5D, que nos permite efetuar orçamentos mais assertivos e um cronograma físico-financeiro mais realista e previsível, devido a riqueza de informações disponíveis no modelo, e sua forma automática e precisa de extração de quantitativos e insumos.

As ferramentas BIM para elaboração de projetos são de grande importância no processo de orçamentação do BIM 5D. Com elas, é possível gerar modelos 3D do Projeto já com as informações de insumos, permitindo a extração automática de quantitativos com alto nível de precisão.

Essas ferramentas, sejam de modelagem, como o Revit ®, Plant 3D ou  BricsCAD V20 ou de autoria de projetos, como o QiBuilder ®, possuem funcionalidades para extração de quantitativos e manipulação de quantitativos e insumos.

Além das ferramentas citadas acima, existem no mercado uma gama de ferramentas especializadas no BIM 4D e 5D, como o QiVisus ®, Navisworks ® e Trimble Vico ®, que podem importar os modelos 3D da edificação em diversos formatos, como o IFC em formato aberto: OpenBIM, exportado pelas ferramentas BIM de projetos.

O Problema volta sempre na questão de como operacionalizar isso de uma forma que o cliete não fique refem de um administrador de modelo.

Apátria Projetos desnvolve uma metodologia aonde todos os relatorios para 5D ficam no modelo 3D exportado para uma extenção que pode ser aberta no NavisWorks Freedon (não requer licença) de forma que ao cliacar em cada elemento ou fazes do modelo já é aberta uma planilha da extração do 5D.