Noções básicas sobre SAP Intelligent Robotic Process Automation (RPA)

Desde a invenção do “Steam Engine”, a automação industrial decolou em todo o mundo em grande escala e continua a fazê-lo! Os robôs entraram em processos industriais para automatizar atividades mais de uma década atrás. A informatização do processo manual foi considerada como automação até recentemente. Agora é hora dos robôs entrarem nos processos computadorizados para aliviar os esforços humanos repetitivos envolvidos.

SAP é uma solução centrada no processo. Mesmo nisso, tarefas manuais repetitivas e de alto volume continuam a existir e a SAP trouxe a “Automação Inteligente de Processos Robótica (RPA)” como uma solução para mitigar esse desafio. Muitas vezes, essas tarefas manuais são executadas repetidamente por diferentes grupos de pessoas, também em diferentes sistemas às vezes, dentro de uma organização. Este artigo descreve a RPA, em um nível alto, para permitir que qualquer consultor da SAP entenda essa solução.

O RPA consiste em “Bots”, projetados e criados por um consultor SAP ou um “usuário especialista” para executar determinadas tarefas repetitivas em um processo escolhido. Os “bots” podem funcionar como um “Assistente Digital” para o usuário classificado como “Bots Atendidos”. Os robôs também podem trabalhar em um “modo autônomo”, assim como um “Trabalhador digital”, para executar determinadas tarefas em segundo plano. Esses Bots podem ser orquestrados e monitorados a partir de um console de supervisor.

O SAP Intelligent RPA é uma solução única e baseada em nuvem unificada. Também inclui ferramentas de automação “no local”. Essa é uma solução completa para automatizar as etapas. Muitos de nós estamos familiarizados com “Macros e scripts VBA” para automatizar determinadas tarefas em aplicativos da Microsoft (MS), como o Excel. No entanto, ele pode funcionar apenas no aplicativo único e não pode funcionar em outros aplicativos que não sejam do MS. É aqui que o RPA supera essas limitações. Ele pode trabalhar com sistemas não SAP e aplicativos herdados, bem como soluções da SAP, como SAP Digital Core, Ariba, Concur, etc. Além disso, o RPA não precisa de habilidades de programação para criar um “Bot”.

O SAP Intelligent RPA possui três componentes, conforme mencionado abaixo.

  1. Agente de área de trabalho
  2. Cloud Factory
  3. Desktop Studio

Agente de área de trabalho

Este componente é instalado por um administrador de nuvem no computador do usuário final. Uma vez instalados, os privilégios de administrador não são exigidos pelo agente na máquina. O agente adotará o perfil do usuário e suas credenciais do Windows para operações. O agente da área de trabalho é uma estrutura baseada em Java Script.

Possui um conjunto diversificado de drivers para interagir com aplicativos como SAP, páginas da Web, aplicativos personalizados etc. O agente pode se conectar a APIs, sistemas de arquivos e APIs de banco de dados, realizar a tarefa e obter resultados.

Operações como clicar, navegar e manipular dados na tela do usuário são realizadas pelo agente do Desktop. A estrutura da área de trabalho fornece a criação de uma “interface de usuário” de sobreposição, na parte superior do aplicativo de negócios, na tela. Isso é útil em situações como, quando ele executa certas etapas, coleta dados e os apresenta ao usuário para obter as respostas finais “Ir / Não ir”.

Cloud Factory

O Cloud Factory é um componente central de gerenciamento de bot dedicado que orquestra todas as automações de processos. Ele monitora e controla trabalhos e agentes na paisagem e os apresenta na forma de um painel. Consiste em três subcomponentes diferentes, denominados Hierarquias, Ambientes, Pacotes e Configurações, privacidade e a proteção de dados são incorporadas. Por exemplo, o administrador pode excluir os dados fornecidos pelo usuário, se necessário.

Desktop Studio

O Desktop Studio é o componente em que os bots são desenvolvidos. O Desktop Studio combina todas as informações relevantes de um bot e fornece o que é conhecido como “pacote”. Este pacote precisa ser importado para o Cloud Factory.

Depois que um pacote é importado para o Cloud Factory, uma “Configuração” deve ser criada. Normalmente, uma configuração consiste em parâmetros como se o pacote deve ser executado no modo “assistido” ou “não assistido”, em quais períodos o pacote está disponível para execução, quando um bot / pacote deve ser ativado para execução. Um pacote está vinculado a um “Ambiente”.

O Painel de monitoramento de fábrica na nuvem fornece uma captura instantânea de todas as informações importantes nos bots. Ele fornece o status atual e o histórico de diferentes execuções de bot. Na visualização de instantâneo, é possível fazer uma busca detalhada até o nível mais baixo possível. O status de trabalhos com falha / bem-sucedidos / cancelados e muito mais informações estão disponíveis no Painel.