Encaminhamento de cabos PROFIBUS

Cabo de cobre

O cabeamento geral da fábrica pode transportar altas tensões e correntes. A instalação de cabos PROFIBUS paralelos a esses cabos pode causar interferência e, portanto, erros na transmissão de dados.

A interferência pode ser reduzida separando o  cabo PROFIBUS da fonte de interferência e também minimizando o comprimento de quaisquer trechos paralelos de cabo.

Cabo de telecomunicações

Regras especiais se aplicam aos cabos públicos de telecomunicações (cabos telefônicos, etc.). Nesse caso, os regulamentos específicos do país devem ser observados (em muitos países, os cabos de telecomunicações não devem ser roteados juntamente com outros cabos).

Condições de contorno

A classificação dos cabos de acordo com as classes de tensão baseia-se no pressuposto de que as tensões de interferência transportadas são menores quanto menor as tensões e correntes transportadas. Por esse motivo, os cabos de transmissão de dados geralmente não apresentam riscos. Particularmente críticas são as tensões de interferência na faixa de kHz a MHz.

Também podem surgir interferências de alta frequência nos cabos da fonte de alimentação com tensão direta ou tensão alternada de 50/60-Hz quando a fonte é comutada, por exemplo, através de um relé de comutação frequente ou de um inversor.

Espaçamento dos cabos

Tabela 1: O espaçamento mínimo para cabos (de acordo com a EN 50174 ) mostra as distâncias de acordo com a EN 50174-2 que devem ser mantidas entre os cabos PROFIBUS

(cabo de dados blindado) e outros cabos. A tabela também lista duas variantes com um segmento de isolamento de metal.

Aqui, supõe-se que uma partição metálica tenha o mesmo efeito que uma blindagem de cabo.

https://electrical-engineering-portal.com/res/PROFIBUS-Cabling-and-Assembly-Guide.pdf