A melhor maneira de iniciar uma modelagem de uma unidade industrial é basear todo modelo em um fluxograma de engenharia ou PI&D.

Fluxograma de Engenharia é conhecido internacionalmente como P&I Diagrams, já o Fluxogramas de Processo são conhecidos como PFDs (Process Flowsheets Diagrams).

Neste video iremos ver a importancia de iniciar a Modelagem de uma unidade industrial, com a construção de um P&ID. Dessa forma com todas as identificaçãoes de Equipamentos, linhas e instrumentos feitas e o banco de dados já preenchido com os dados de Processo ,Spec das linhas ,caracterisiticas elétricas e dados de instrumentos e equipamentos, o ambiente de modelagem erda essas informações e fica bem mais simples ede forma quase automatica o preenchimento de informações nas extrações de listas e desenhos do modelo.

Na construção de um P&I são utilizadas uma série de normas amplamente adotadas mundialmente desenvolvidas, com objetivo de simplificar e globalizar o entendimento dosdocumentos utilizados para representar as configurações utilizadas para representar as configurações das malhas de instrumentação, Equipamentos Mecânicos e de Tubulação.

Estas normas são pré estabelecidas nos bancos de dados do modelo.

A Patria em todos os seus projetos  cria no Ambiente de modelagem, links para uso das normas da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através de sua norma NBR 8190 que apresenta e sugere o uso de símbolos gráficos para representação dos diversos instrumentos e suas funções ocupadas nas malhas de instrumentação. No entanto, como é dada a liberdade para cada empresa estabelecer e escolher a norma a ser seguida na elaboração dos seus diversos documentos de projeto, a Patria tambem cria vinculos com outras normas que são utilizadas. Assim, devido a sua maior abrangência e atualização, uma das normas mais utilizadas em projetos industriais no Brasil é a estabelecida pela ISA (Instrument Society of America).