Modelo paramétrico 3D a partir da documentação 2D de um projeto convencional

Nesse filme vamos ver  o desenvolvimento de um modelo paramétrico 3D a partir da documentação 2D de um projeto convencional. Além disso, tem a finalidade de obter dados comparativos entre a metodologia tradicional e a metodologia BIM. Para isso, utilizou-se o projeto convencional descrito no capítulo anterior, para o qual foram refeitas as principais partes do projeto usando métodos de modelagem paramétrica BIM.

As primeiras três seções deste capítulo descrevem os detalhes da modelagem paramétrica 3D, que foi dividida em três principais disciplinas:

Arquitetura, Estrutura, e Instalações. A maior ênfase foi dedicada à área de estruturas. Nas duas últimas seções são apresentadas as deficiências encontradas no projeto original e as análises de interferência bem como os seus resultados.

A modelagem paramétrica consiste basicamente em montar todo o projeto utilizando objetos que possuem atributos e se relacionam entre si. Na metodologia BIM, os projetistas devem ter a capacidade de desenvolver a sua própria biblioteca de objetos personalizados com propriedades de acordo com suas necessidades, ou seja, desenvolver as regras de seus projetos e os seus próprios padrões a fim de estabelecer boas práticas. Os atributos de um objeto são necessários para a integração com as ferramentas de análise como, por exemplo, estimativa de custos, porém é necessário que esses atributos sejam bem definidos pelos projetistas. A criação de componentes customizados com regras de detalhamento usando objetos paramétricos é essencial para a metodologia BIM garantindo assim o aumento de produtividade.